Possuimos auditores qualificados e experientes, adequamos o programa de auditoria conforme a necessidade de cada cliente, em conformidade com a Norma ABNT NBR ISO 19011 e outras pertinentes.
PRINCÍPIOS DE AUDITORIA
A auditoria é caracterizada pela confiança em alguns princípos. Convém que estes princípios ajudem a tornar a auditoria uma ferramenta eficaz e confiável em apoio às políticas de gestão e controles, fornecendo informações sobre as quais uma organização pode agir para melhorar seu desempenho.
A aderência a estes princípios é um pré-requisito para se fornecerem conclusões de auditoria que sejam pertinentes e suficientes, e para permitir que auditores que trabalhem independentemente entre si cheguem a conclusões semelhantes em circunstâncias semelhantes.
Alguns dos principios são:
- Integridade: o fundamento do profissionalismo;
- Apresentação justa: a obrigação de reportar com veracidade e exatidão;
- Devido cuidado profissional: a aplicação de diligência e julgamento na auditoria;
- Confidencialidade: segurança na informação;
- Independência: a base para a imparcialidade de auditoria e objetividade das conclusões de auditoria;
- Abordagem baseada em evidência: o método racional para alcançar conclusões de auditoria confiáveis e reproduzíveis em um processo de auditoria.
Tipos de auditorias
Auditoria interna, algumas vezes chamadas de auditoria de primeira parte, são conduzidas pela própria organização, ou sem seu nome, para análise crítica pela direção e outros propósitos internos.
Auditoria externa, incluem auditorias de segunda e terceira parte. Auditorias de segunda parte são realizadas por partes que tem um interesse pela organização, como clientes, ou por outras pessoas em seu nome. As auditorias de terceira parte são realizadas por organizações de auditoria independentes, como organismos de regulamentação ou organismos de certificação.
A NBR ISO 19011 dispõe diretrizes para auditoria de gestão.