Nosso trabalho propõe adequar ou implementar a Gestão de Segurança do Trabalho considerando os itens normativos e legislativos, também colocamos a disposição especialistas em Levantamento de Perigos e Riscos, formação, treinamento e implementação da CIPA e CIPATR, desenvolvimento de metodologia de inspeção, supervisão e inspeção de Segurança do Trabalho, e elaboração e implantação de campanhas, programas e indicadores.

GESTÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

 

Gestão em Segurança do Trabalho.png

 

A Gestão de Segurança do Trabalho é um conjunto de elementos inter-relacionados utilizados para estabelecer a política e os objetivos e ações para alcancá-los.

 

Como parte da gestão existe a estrutura organizacional, atividades de planejamento (incluindo, por exemplos, a identificação dos perigos, avaliação de riscos, determinação de controles, o estabelecimento de objetivos, determinação dos requisitos legais aplicáveis), responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos (ISO 45001).

IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS, AVALIAÇÃO DE RISCOS E DETERMINAÇÃO DE CONTROLES

 

A identificação de perigos, avaliação de riscos e determinação de controles são etapas fundamentais para prevenir acidentes. Na identificação de perigos e na avaliação dos riscos deve ser levado em consideração:

 

- atividades rotineiras e não rotineiras;

- atividades de todas as pessoas que tenham acesso ao local de trabalho (incluindo terceirizados e visitantes);

- comportamento humano, capacidades e outros fatores humanos;

- perigos identificados de origem externa ao local de trabalho;

- perigos criados na vizinhança do local de trabalho por atividades relacionadas ao trabalho sob o controle da organização;

- infra-estrutura, equipamentos e materiais no local de trabalho;

- mudanças ou propostas de mudança na organização, em suas atividades ou materiais;

- modificações no sistema de gestão da SST;

- qualquer obrigação legal aplicável relacionada à avaliação de riscos e à implementação dos controles necessários;

- o desempenho das áreas de trabalho, processos, instalações, máquinas/equipamentos, procedimentos operacionais, etc.

 

Auditoria de conformidade legal

VERIFICAÇÃO DE CONFORMIDADE LEGAL

 

A verificação de conformidade legal tem por objetivo a verificação do atendimento à legislação por parte da organização.

A verificação consiste em visitas realizadas por equipe ou profissional habilitado através de verificação em campo, entrevistas com colaboradores da empresa, verificação documental, para se coletar evidências de conformidades ou não-conformidades e emissão do respectivo relatório ao final.

CIPA - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES E DE ASSÉDIO E CIPATR - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO RURAL

 

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio - CIPA (NR 05) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

 

As empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados, devem constituir a CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento.

 

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural - CIPATR (NR31) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionados ao trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida do trabalhador.

 

O empregador rural ou equiparado que mantenha vinte ou mais empregados contratados por prazo indeterminado, fica obrigado a manter em funcionamento, por estabelecimento, uma CIPATR.

 

Nos estabelecimentos com número de onze a dezenove empregados, nos períodos de safra ou de elevada concentração de empregados por prazo determinado, a assistência em matéria de segurança e saúde no trabalho será garantida pelo empregador diretamente ou através de preposto ou de profissional por ele contratado, conforme previsto na Norma Regulamentadora n.º 31 (NR 31)..

Supervisão e inspeção de segurança do Trabalho.png

 

SUPERVISÃO E INSPEÇÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

 

A supervisão e inspeção de segurança do trabalho tem como objetivo à identificar condições e comportamentos que possam gerar acidentes decorrentes do trabalho, durante a atividade de supervisão e inspeção são levados em consideração os requisitos legais e outros requisitos estabelicidos pela organização.

DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA DE INSPEÇÃO

 

O desenvovimento de metodologia de inspeção se trata em estabelecer formas de inspecionar os locais de trabalho, levando em consideração:

- o que inspecionar;

- como inspecionar;

- quando inspecionar;

- quem realizará a inspeção;

- forma de registro da inspeção;

- determinação de indicadores de inspeção (como mensurar).